O Hospital Ivan Goulart recebeu a certificação do Programa de Prevenção e Combate a Incêndio - PPCI que foi aprovada pela Corporação de Bombeiros de São Borja. Segundo o engenheiro Jonatan Rafael Marques ‘PPCI trata-se de um detalhado projeto que é avaliado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, contendo todas as formas possíveis de precaução contra princípios de incêndio e meios de combate às chamas’, o engenheiro explica que o objetivo do programa é ‘preservar as estruturas físicas do imóvel e o patrimônio, mas, principalmente, as vidas de quem mora, trabalha ou circula nas edificações’ concluiu.
Para a implantação foram realizadas adequações às exigências do projeto, onde foram realizadas diversas melhorias entre adequação das saídas de emergência; Instalação de sistemas preventivos como: Hidrantes, Alarme de incêndio e detectores de fumaça, Instalação de elevadores de emergência e Isolamento por parede e porta corta fogo.
Segundo o gerente de projetos Floriano Fontoura, ‘foram 5 anos entre planejamento, adaptações e a execução do projeto, com um investimento aproximado de dois milhões de reais’. E teve envolvimento da Diretoria, Gerência geral, Assessoria de Administração e Gerência de Projetos, setores de manutenção e Obras do HIG.