O Hospital

O Hospital Ivan Goulart é uma instituição que tem por finalidade zelar pelo atendimento de saúde com excelência em tecnologia, profissionais especializados, serviços eficazes e humanismo.

Conhecida popularmente como HIG, a instituição de saúde está localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul – município de São Borja – referência nessa cidade e em toda a região das Missões.

Nos últimos anos, desde sua inauguração em 21 de novembro de 1962 pela sua gestora e mantenedora, Fundação Ivan Goulart, criada em 28 de agosto de 1960, o HIG teve um crescimento expressivo, tanto em nível de investimentos infra estruturais, como também, em qualificação profissional, sendo que, uma das principais prioridades da instituição é o atendimento qualificado, seguro e humanizado.

Ao longo deste período, também foram feitas aquisições de modernos equipamentos para diagnósticos e serviços, o que torna o Hospital referência em saúde no município e região.

 

●       62 ANOS DE FUNDAÇÃO IVAN GOULART

Em 28 de agosto de 1960 foi criada a Fundação Ivan Goulart, entidade gestora e mantenedora da instituição de saúde Hospital Ivan Goulart, a qual nos últimos anos tem obtido cada vez mais destaque e visibilidade no município e região em virtude dos investimentos em infraestrutura e qualificação profissional. A gestão busca constantemente a evolução no segmento e modernização para melhor atender às demandas vinculadas à saúde da população em geral.

Logo, o Hospital Ivan Goulart se tornou referência no âmbito da saúde hospitalar, fruto de um trabalho pautado no comprometimento, credibilidade e eficiência. Atualmente, na diretoria do biênio 2021/2023, preside a instituição o senhor Pedro Machado ao lado dos vice-presidentes, Celso Rigo, Sergio Seitenfus e do tesoureiro Gaspar Casagrande – estes nomes compõem a provedoria da Fundação. Já a diretora executiva é a senhora Fernanda Bonotto, responsável pela parte administrativa do Hospital.

Ressalta-se, ainda, que a direção também conta com um dedicado grupo de membros da Fundação Ivan Goulart, pessoas da comunidade local que deram início a essa história. Através de instituições filantrópicas, o Hospital também recebe apoio por meio de doações, sejam elas resumidas em valores monetários ou materiais.

Com amparo da Fundação Ivan Goulart, ao longo dos anos inúmeros projetos foram executados no HIG; dentre eles, destacamos: o novo Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI; ampliação da Cozinha; novo Centro de Oncologia – ONCO; novo Centro de Tratamento Intensivo – CTI; novo Centro de Endoscopia e Colonoscopia – ENCO. Também foram concluídas obras para criação do novo Acesso Principal, Centro Administrativo, Unidade de Internação com suítes e apartamentos privativos e semi-privativos, Centro de Parto Normal, Banco de Sangue, Centro Oftalmológico, Pronto-Socorro, Unidade de Saúde Mental, Centro Cirúrgico com Sala Inteligente, entre outras reformas e adequações internas e externas de apoio aos pacientes e colaboradores, bem como o acréscimo de novas unidades.

Hoje, o Hospital disponibiliza mais de 150 leitos.

 

●       60 ANOS DO HOSPITAL IVAN GOULART 

Para contextualizar o leitor, em 1960 se constituiu a Fundação Ivan Goulart, entidade filantrópica com objetivo de manter o serviço de atendimento hospitalar no município de São Borja. Foi assim que teve início a caminhada que transformaria a saúde em nível municipal e regional, pois no dia 21 de novembro de 1962 foi inaugurado, efetivamente, na sede atual localizada na Rua Presidente Vargas, 1440, o Hospital Ivan Goulart (HIG), instituição que tem como mantenedora a própria Fundação Ivan Goulart.

O Hospital Ivan Goulart é referência na cidade de São Borja e na região, com atendimentos nas modalidades particular, convênios e SUS – Sistema Único de Saúde. A finalidade base da instituição de saúde é zelar pela alta performance nos serviços de saúde, com excelência em tecnologia e contando com profissionais especializados que trabalham com humanismo, ética e acolhimento.

Nos últimos anos, desde a sua inauguração pela sua gestora e mantenedora Fundação Ivan Goulart, o HIG teve um crescimento expressivo, tanto em nível de investimentos infraestruturais, como também em qualificação profissional, sendo que uma das principais prioridades da instituição é o atendimento qualificado, seguro e humanizado.

Promover a saúde com eficiência e primor, através de profissionais qualificados e recursos tecnológicos modernos, no âmbito local e regional, atendendo as necessidades físicas, emocionais e espirituais de nossos clientes.

Promover a saúde com eficiência e primor, através de profissionais qualificados e recursos tecnológicos modernos, no âmbito local e regional, atendendo as necessidades físicas, emocionais e espirituais de nossos clientes.
• Atender o cliente com Cortesia, Presteza e Eficiência;

• Aliar a Competência Técnica à Segurança no atendimento ao cliente;

• Agir com Profissionalismo, mantendo uma Postura adequada, primando pela Ética;

• Investir na Educação Continuada dos colaboradores, buscando o constante Desenvolvimento Pessoal e Profissional;

• Humanização sendo a fonte inspiradora de todos os nossos cuidados e cuidadores.

Diferenciais do HIG

Infraestrutura de ponta

Com 13 mil metros quadrados, o Hospital Ivan Goulart, atualmente, dispõe de uma infraestrutura de três andares, mais de 400 funcionários, 200 leitos, clínicas, centros de saúde e dezenas de salas de consultas e atendimentos.

Tecnologia

Uma das premissas básicas do Hospital Ivan Goulart é buscar constantes atualizações em seus serviços e, para isso, a tecnologia está sempre presente nas metas da instituição, pois a diretoria administrativa acredita que, com o avanço da ciência e das ferramentas de informação, atualmente, a tecnologia é um aspecto necessário na área da saúde.

Segurança ao paciente

A segurança ao paciente é um aspecto fundamental do cuidado que o Hospital Ivan Goulart tem por todas as pessoas que são atendidas na instituição, sendo que, a própria segurança ao paciente auxilia de forma expressiva na recuperação do paciente.

Atendimento humanizado

Uma das preocupações do Hospital Ivan Goulart é que todos os seus colaboradores prestem um atendimento humanizado, no sentido dos profissionais colocarem em ação habilidades em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões e emoções dos pacientes.

Corpo clínico capacitado

Atualmente, somam o corpo clínico do HIG mais de 70 médicos e, dentre eles, aproximadamente 30 especialidades. Além disso, 200 profissionais de enfermagem somam junto ao quadro assistencial da instituição.

Soluções de baixa à alta complexidade

O Hospital Ivan Goulart realiza procedimentos de baixa à alta complexidade, o que significa que, pensando em sua localização, os pacientes de São Borja e região não precisam se deslocar para grandes a fim de realizar procedimentos que podem resolvidos na própria instituição.
37. 0

Consultas no plantão
de urgência e emergência

8. 0

Consultas
ambulatoriais

0, 0 %

Índice de
Infecção Hospitalar

3. 0

Total de
cirurgias

DIRETORIA DO BIÊNIO 2023 - 2025

Presidente
Gaspar Casagrande

Vice-presidente de Patrimônio e Gestão
Sérgio Bastos Seitenfus

Vice-presidente de Relações Internacionais
Celso Paulino Rigo

1º Secretário
Ordeniz Barcellos

2º Secretário
Eléssio Jesus Dal Ponte

1º Tesoureiro
Pedro Rodrigues Machado

2º Tesoureiro

Thales Antônio Manjabosco Scalco.

CONSELHO FISCAL

Titulares
Nelson Ceccon
Nário Carmo Glusczak
José Renan Toniazzo

Suplentes
Silvio Brandão Muniz
José Luiz Nedel
Pedro Roberto da Silva Quoos

Diretora Executiva
Fernanda Dal Forno Bonotto

Diretor Técnico
Dr. Roberto Della Pasqua – CRM 11093

Diretor Clínico
Jonas Lattik Hickmann – CRM 28035

organograma fig mar23

Assine a nossa
newsletter!

Fique por dentro de todas
nossas novidades.