HOSPITAL IVAN GOULART É PIONEIRO NO PAGAMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM EM NÍVEL NACIONAL

img 4372

Na tarde desta segunda-feira, 29, o Hospital Ivan Goulart decidiu tornar público sua decisão frente a uma importante resolução federal que diz respeito ao Piso Salarial da Enfermagem, pois o Hospital de São Borja é o primeiro do Estado a implementá-la e um dos pioneiros em nível nacional. Isso significa que, no mês de junho, referente a competência de maio, os profissionais atuantes na área da enfermagem na instituição passarão a receber em conformidade com o novo piso salarial. 

As tratativas para que essa realidade viesse a acontecer, tiveram início ainda no ano de 2022, a partir da sanção da lei federal que autorizava o reajuste. Para isso, houve um empenho coletivo, da provedoria e da administração do HIG com os sindicatos municipal e estadual da classe de enfermagem. Parceria essa, que gerou a assinatura de um acordo coletivo entre os sindicatos dos empregados da saúde e o Ivan Goulart referente ao pagamento do piso para essa categoria.

A ocasião, portanto, contou com a presença das seguintes autoridades: Fernanda Bonotto, diretora executiva da instituição, que explanou sobre os desafios da gestão e a busca constante por melhorias no serviço. Os provedores da Fundação Ivan Goulart:  Presidente, Gaspar Casagrande; Vice-presidente, Sérgio Seitenfus; e Tesoureiro, Pedro Machado. O diretor clínico, Jonas Hickmann e o diretor técnico, Roberto Della Pasqua. A gerente de enfermagem, Fábia Ramos, a coordenadora do CCIH e do SESMT, Inajara Mollmann, a coordenadora do Setor de Recursos Humanos, Sinara Liscano e o vice-presidente da CIPA Edson Meireles.

De forma on-line, participou o senhor Milton Francisco Kempfer, diretor-presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Já em representação do Sindicato dos Empregados da Saúde de São Borja marcaram presença as senhoras Heloísa Azevedo, presidente e Ilza Camargo, Secretária.

O pronunciamento do Hospital contou com a cobertura da imprensa local e regional e, também, da comunidade que interagiu através das mídias sociais da instituição. 

Logo, na coletiva de imprensa, a Diretora Executiva, Fernanda Bonotto, pontuou que a decisão do Hospital reafirma o compromisso da instituição com os colaboradores, “temos uma média de 217 colaboradores atuando diretamente na equipe de enfermagem, o que significa quase 40% do nosso quadro total de funcionários. Neste sentido, nosso empenho foi para que esse pagamento fosse possível, já que entendemos o merecimento da classe e, da mesma forma, visualizamos que nossos colaboradores precisam trabalhar comprometidos e motivados, o que também gera impacto diretamente na satisfação do paciente”, afirma.

O presidente da Fundação Ivan Goulart, Gaspar Casagrande, comenta que, com mais de 60 anos de funcionamento, atualmente a instituição conta com 156 leitos (em expansão), sendo 116 desses para atendimento SUS. “O nosso Hospital é uma referência regional, só em 2022 registramos em média 51 mil atendimentos no Pronto Socorro, isso sem falar nas demais clínicas e centros de tratamento. Por tudo isso, é uma satisfação estarmos anunciando mais uma importante conquista para o nosso Ivan Goulart. Sabemos que enfrentamos desafios financeiros, mas cabe a gestão da instituição e ao governo federal, garantir que os direitos conquistados após mais de 20 anos de luta da classe, sejam concretizados”, argumenta.

Já Pedro Machado, Tesoureiro da Fundação Ivan Goulart, destacou que: “Queremos que nossos colaboradores tenham motivação e orgulho ao afirmarem que atuam no Hospital Ivan Goulart, eles que também enfrentaram uma pandemia e merecem todo reconhecimento”. Ele também demonstra que a decisão pelo pagamento do piso salarial da enfermagem resulta em um impacto financeiro de mais 250 mil reais. 

Por fim, vale salientar que a finalidade base da instituição de saúde é zelar pela alta performance nos serviços de saúde, com excelência em tecnologia e contando com profissionais especializados que trabalham com humanismo, ética e acolhimento. E, também, por tudo isso, a diretoria assume o seu compromisso com os profissionais da enfermagem.

Imagens: Assessoria de Comunicação e Imprensa – HIG.

Assine a nossa
newsletter!

Fique por dentro de todas
nossas novidades.