CENTRO DE ONCOLOGIA: UM ANO DE SERVIÇOS COMO UNIDADE DE ASSISTÊNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA

mg 9460

Foi em 11 de janeiro de 2022 que a ONCO recebeu o seu primeiro paciente SUS

Em janeiro deste ano, o Centro de Oncologia do Hospital Ivan Goulart – ONCO -, comemorou um ano do primeiro paciente atendido via SUS – Sistema Único de Saúde. Esta data passou a ser um marco histórico para a instituição, pois foi a partir de então que o Hospital passou a atuar enquanto uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON. 

Lembrando que, esse fato foi confirmado através da Portaria de Nº 2.903, de 26 de outubro de 2021, do Ministério da Saúde. Documento que habilita o Hospital Ivan Goulart como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia e estabelece recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), do Estado do Rio Grande do Sul e Município de São Borja.

Salienta-se também, que esse foi o primeiro serviço de alta complexidade do Hospital e, portanto, a habilitação do Centro de Oncologia representa credibilidade e qualidade no serviço, tanto em nível de estrutura quanto em nível profissional. Resultado de trabalho árduo de mais de cinco anos em tratativas.

Conforme a Diretora Executiva do HIG, Fernanda Bonotto, o Hospital está sempre em constante evolução. “Nosso principal intuito é avançar cada vez mais no segmento da saúde para auxiliar nossa comunidade e região. Hoje já temos o Centro de Oncologia e a Clínica de Hemodiálise Celestino Rigo credenciados ao SUS, o que significa que um sonho está se tornando realidade em nosso município e região”, finaliza Bonotto.

Em contextualização, a ONCO foi inaugurada em junho de 2015 e desde então dispõe de um espaço qualificado, tanto em estrutura como em questão de profissionais, para tratar pacientes oncológicos. Atualmente atende pacientes particulares, convênio e SUS. 

A equipe que compõe hoje o Centro de Oncologia é multidisciplinar, a qual é integrada por um médico especialista, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, um farmacêutico responsável pela manipulação de medicamentos, nutricionista, psicóloga e colaboradores administrativos. Em resumo, a equipe é preparada para receber os pacientes com um serviço humanizado, voltado à demanda de cada um, onde, para além do tratamento ligado diretamente à saúde física, todos os profissionais estão à disposição para acolher e ouvir as angústias, alegrias e histórias de cada um.

Durante este primeiro ano de credenciamento ao SUS, já foram realizadas mais de 500 consultas médicas oncológicas e cerca de 100 pacientes já foram tratados. Muitos desses, seguem em tratamento quimioterápico. O Centro de Oncologia recebe transferências de outras localidades, mas a ênfase é no município e região (São Borja, Garruchos e Maçambará).

Por fim, ressalta-se que o Centro de Oncologia oferece tratamento oncológico de alto nível através da quimioterapia, seja ela injetável ou via oral, com foco sempre na qualidade de vida dos pacientes. 

Assine a nossa
newsletter!

Fique por dentro de todas
nossas novidades.