HIG TEM SETOR DE MICROBIOLOGIA E MANUAL DE ANTIBIOTICOTERAPIA PRÓPRIOS

guia de medicamentos atualizado

Na última semana, o Hospital Ivan Goulart organizou um evento para entrega do seu novo Manual de Antibioticoterapia ao corpo clínico do HIG, documento que foi produzido pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH). No momento, também foi apresentado o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital aos profissionais presentes.

Ainda na ocasião, ocorreu um workshop com a consultora externa do Laboratório, Ms. Beatriz Hasenack. A partir da criação de um laboratório próprio, a instituição investiu na criação de um setor específico de microbiologia e, por essa razão, Beatriz fez uma revisão básica de algumas das principais patologias, principalmente, as mais resistentes e, além disso, ela apresentou os mecanismos de resistência aos antibióticos.

A profissional dividiu o workshop em três eixos fundamentais: Multirresistência bacteriana: como enfrentar/controlar?; Apresentação do setor de Microbiologia do HIG, equipe, equipamentos e rotinas; Antibiograma: padronização BrCAST, definições e laudos.

Marcaram presença no evento e salientaram a relevância do novo laboratório do Hospital, bem como das atualizações no manual, a Diretora Executiva, Fernanda Bonotto, o Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Dr. Gilmar Gilmar Wammes Kochhann e o Biomédico Coordenador do Laboratório, Tiago Bidinoto.

Dr. Gilmar Kochhann comentou que o manual já está em sua terceira edição e que todas elas foram baseadas em estudos e na literatura científica. Ele afirma ainda, que a expectativa para a próxima edição é que todo o manual seja construído com base em estudos científicos feitos através do próprio laboratório da instituição.

Integram a equipe do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Ivan Goulart: Tiago Vito F. Bidinoto, Biomédico e Coordenador do Laboratório; Hadassa Cristina Gomes Pinto, Biomédica; Jéssica Silveira, Biomédica; Chaiene Dornelles, Biomédica; Bruna Godoy Noro, Biomédica; Enrico Dal Molin, Biomédico; Cláudio Silva Pereira, Auxiliar de Laboratório; Renata Sasso, Auxiliar de Laboratório; Janete Medeiros da Silva, Auxiliar de Laboratório; e Alessandro Molinos, Auxiliar de Laboratório.

Imagem: Assessoria de Comunicação e Imprensa – HIG.

Assine a nossa
newsletter!

Fique por dentro de todas
nossas novidades.